Sobre o curso de Engenharia de Materiais

O curso de Engenharia de Materiais da UFG foi o primeiro desta especialidade na região centro-oeste do País e visa atender a demanda por mão-de-obra qualificada das indústrias goianas, em especial dos polos empresariais instalados no estado de Goiás.

O curso de Engenharia de Materiais é oferecido na modalidade de Bacharelado e tem suas disciplinas em período integral na modalidade presencial. O ingresso no curso é feito em turmas de 40 alunos, respeitando as políticas de seleção e de acesso ao ensino superior praticadas na Universidade.

A carga horária total do curso é de 4140 horas, dividas em 10 semestres. As disciplinas estão divididas em cinco grupos de acordo com sua área dentro da engenharia de materiais: básicas, transversais, cerâmicas, metais e polímeros.

As disciplinas básicas visam dar ao egresso uma base sólida em engenharia enquanto as disciplinas de núcleo específico visam dar ao engenheiro(a) todas as competências profissionais previstas pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia.

Profissão

O engenheiro de materiais poderá trabalhar na pesquisa e desenvolvimento de novos materiais, bem como nas mais diversas empresas de transformação de materiais nos mais tipos de indústrias.

As competências do egresso do curso de engenharia de materiais são:

• Capacidade crítica e criativa para que esteja apto a desenvolver pesquisas utilizando o método científico.
  • Realizar a caracterização de materiais, podendo emitir laudos de inspeção.
  • Supervisionar os processos de instalação e manutenção de equipamentos.
  • Atuar para em equipes multidisciplinares para o desenvolvimento de produtos e/ou soluções de engenharia.
  • Fazer a seleção e especificação de materiais e processos de fabricação.
  • Selecionar a destinação final mais adequadas para produtos, visando equilibrar as questões econômicas e ambientais.