LabNano - Laboratório de Nanosistemas e Tecnologia

A pesquisa sobre as propriedades físicas de materiais e o desenvolvimento de métodos e dispositivos voltados a aplicações tecnológicas é uma das áreas mais relevantes da ciência contemporânea.

Nesse contexto, o Laboratório de Nanosistemas e Tecnologias (LabNano) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UFG (FCT/UFG) investiga as propriedades físicas de polímeros, semicondutores orgânicos e biomoléculas na forma de filmes ultrafinos nanoestruturados, além de materiais compósitos, cerâmicos e metálicos.

Nesses sistemas, são estudadas propriedades de interfaces e superfícies, morfológicas, elétricas, ópticas, mecânicas, de adsorção e fotomédicas.
As pesquisas desenvolvidas no LabNano dialogam com as principais tendências científicas atuais na área de materiais em escala nanométrica, voltadas a aplicações tecnológicas.

O laboratório busca contribuir para o avanço da Nanociência e da Nanotecnologia, tanto por meio de suas linhas de pesquisa quanto pela formação e capacitação de recursos humanos qualificados.

 


 

🔬 Linhas de Pesquisa

 

  • Propriedades de Interfaces e Superfícies de Materiais
    Estuda as propriedades de interfaces e superfícies de materiais, buscando compreender efeitos como molhabilidade, adsorção, elasticidade e nanotribologia, entre outros, com vistas a possíveis aplicações tecnológicas.
  • Propriedades Fotomédicas de Materiais
    Investiga o comportamento de materiais para aplicações em terapia fotodinâmica (Photodynamic Therapy – PDT), com foco em sistemas inovadores para uso biomédico.
  • Propriedades de Materiais
    Analisa a relação entre processamento, estrutura e propriedades que influenciam a aplicabilidade dos materiais, incluindo características elétricas, ópticas, magnéticas, mecânicas, térmicas e de deterioração.

 


 

👩‍🔬 Equipe

 

Coordenadores do LabNano

Pesquisadores

 


 

O LabNano está certificado no Diretório de Grupos de Pesquisa, disponível também para consulta pública na base corrente, no Portal do DGP. Clique aqui para acessar.